O chulé de um tênis abandonado transformou as abelhinhas e os vagalumes em zumbis.
E esses insetos zumbis tem a mania de roubar as vogais das palavras!
Vamos fazer nossos amiguinhos voltarem ao normal usando o canhão cogumelo e devolver as vogais aos seus lugares.
Esse jogo também pode ser usado em tablets e celulares.
A proposta do jogo é demonstrar que toda sílaba tem ao menos uma vogal: AEIOU.
Disciplina: Língua Portuguesa
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Objeto do Conhecimento: Construção do sistema alfabético e da ortografia
Prática da Linguagem: Análise linguística e semiótica
Esse jogo pode se enquadrar nas habilidades da BNCC: EF03LP02
Use as setas direita e esquerda para mover o cogumelo e a barra de espaço para atirar. Pode tocar no cogumelo e arrastar ele para mover e atirar. São seis rodadas por partida. Acertando todos os insetos zumbis completa a rodada. A cada tiro que acerta seguido, os pontos vão se multiplicando (Ex: 1x, 2x, 3x, 4x...). Para liberar as vogais, é preciso acertar todos os zumbis da coluna.
Cada rodada aborda o vocabulário de um assunto diferente. São eles: parentes, pessoas, profissões, vestuário, acessórios, sentimentos, itens da escola, lazer, música, lugares, locais na casa, mobiliário, itens da cozinha, itens de limpeza, comida, lanche, frutas, animais, insetos e partes do corpo. Ao todo são 248 palavras que aparecem com cada sílaba em uma cor diferente.
E ainda em um bônus escondido! Se você acertar quatro zumbis seguidos, sem errar, o canhão cogumelo passa a atirar muito mais rápido!
O jogo foi inspirado no clássico "space invader". Ele estimula a aprendizagem cognitiva em um cenário lúdico e dinâmico. Os elementos visuais pretendem ser atraentes, para tornar a tarefa de auxiliar na educação um momento divertido.
Não há limite de tempo para uma partida de 6 palavras, mas pode ser completado em pouco mais de 3 minutos.