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Desafio X vs CH

X ou CH?
Enfrente esse desafio junto com os passarinhos e escolha qual palavra usa o "X" e qual usa o "CH". Capriche e conquiste a nota 10!

Esse jogo também pode ser usado em tablets e celulares.

AppleDesktop

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Informações aos professores

A proposta do jogo é revisar os conhecimentos prévios adquiridos quanto à utilização do "X" e do "CH" no início das sílabas.

Disciplina: Língua Portuguesa
Ano: 4º ano do Ensino Fundamental
Objeto do Conhecimento: Construção do sistema alfabético e da ortografia
Prática da Linguagem: Análise linguística e semiótica
Esse jogo pode se enquadrar nas habilidades da BNCC: EF04LP01 e EF35LP12


Como jogar:

Para escolher a opção certa você pode tocar em um dos passarinhos ou usar as setas esquerda e direita do teclado. 
Em cada rodada são 10 palavras para completar. No final aparece a nota de quantas palavras acertou.
O jogo pode ser usado em tela cheia (fullscreen) para melhor visualização. Para sair da tela cheia, use a tecla 'ESC' do computador. Outra forma de entrar e sair da tela cheia é dando um clique duplo nos pinguins na tela de abertura.
Se você quiser escutar uma palavra, basta tocar nela!


Dicas:

Vamos a algumas regras de uso da letra X:

1) Depois de ditongos (duas vogais pertencentes à mesma sílaba):
caixa, frouxo, deixar, queixa, paixão, faixa, desleixo, rouxinol, baixo, baixela, eixo, abaixo.

2) Quando a primeira sílaba da palavra é EN:
enxurrada, enxotar, enxugar, enxada, enxergar, enxofre, engraxar, enxaqueca, enxerto, enxame, enxoval

Obs.: As palavras enchente e encher não seguem o mesmo processo, pois são derivadas de cheio. O mesmo acontece com encharcar, que vem de charco; enchapelar, derivada de chapéu; e enchiqueirar, que vem de chiqueiro.

3) Palavras de origem indígena ou africana e palavras inglesas aportuguesadas:
xavante, xingar, xará, xampu, Xangai

4) Após a sílaba ME
mexilhão, mexer, mexerica, mexerico, mexicano, remexer Exceção: mecha (de cabelo)


Sobre o Jogo:

O jogo foi desenvolvido para ser bem fácil de brincar. Ele estimula a aprendizagem cognitiva em um cenário lúdico e dinâmico. Os elementos visuais pretendem ser atraentes, para tornar a tarefa de auxiliar na educação um momento divertido. Esse jogo faz parte de um conjunto que tem "M vs N", "J vs G", "X vs CH" e "S vs Z", "U vs L" e " E vs I".
Não há limite de tempo para uma rodada de 10 palavras, mas pode ser completado em pouco mais de 1 minuto.


Telas do Jogo:




Vídeo do Jogo:



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