Vamos juntos com o leãozinho Ariê e seu amigo, o gato Yuki, combater os mosquitos transmissores da Dengue, do Zika e do Chikungunya.
Na missão "Água Parada", para o Yuki eliminar os focos do mosquito, é preciso colocar os objetos que estão no caminho dele dentro de suas caixas.
Na missão "Acabar com o Lixo", ajude o Ariê e o Yuki a juntar todo o lixo espalhado acertando o Jogo da Memória.
Além de eliminar os focos do mosquito, na terceira missão "Mata Mosquito", o leãozinho e o gatinho vão ter que saltar até pegar todos os mosquitos que estão voando por aí.
Ufa! Combatendo o mosquito todos os dias, não vamos deixar sobrar nenhum!
Esse jogo também pode ser usado em tablets e celulares.
A proposta do jogo é combinar uma aventura lúdica de combate a dengue com atividades que envolvam palavras, figuras e números.
Disciplina: Língua Portuguesa
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Objeto do Conhecimento: Construção do sistema alfabético / Correspondência fonema-grafema
Prática da Linguagem: Análise linguística e semiótica
Esse jogo pode se enquadrar nas habilidades da BNCC: EF01LP02 EF01LP02 EF01LP05 EF01LP07 EF04CI08(Propor, a partir do conhecimento das formas de transmissão de alguns microrganismos (vírus, bactérias e protozoários), atitudes e medidas adequadas para prevenção de doenças a eles associadas.)
No menu principal escolha uma das três atividades.
Na missão "Eliminar água parada" temos um caminho com objetos espalhados. Conforme for colocando as figuras nas suas caixas, o caminho vai sendo liberado para o gatinho Yuki avançar. Quando todas as figuras acabarem, o Yuki acaba com o foco do mosquito, fechando a caixa d'agua, limpando a calha com água acumulada e colocando areia na água do vasinho de planta.
Na missão "Acabar com o lixo" o objetivo é acertar as figuras iguais no jogo da memória. Quando a lata do lixo chegar no chão, o Ariê e o Yuki vão correr e jogar todo o lixo espalhado nela.
Na missão "Mata Mosquito" você toca nos mosquitos para os felinos saltarem e agarrar eles. A cada mosquito pego aparece o número de mosquitos pegos.
Os jogos tem 3 fases cada um. Completando todos os jogos o jogo encerra numa placa com o nome do jogador.
Se você quiser escutar uma palavra, basta tocar nela!
O jogo foi desenvolvido para ser bem fácil de brincar. Ele estimula a aprendizagem cognitiva em um cenário lúdico e dinâmico. Os elementos visuais pretendem ser atraentes, para tornar a tarefa de auxiliar na educação um momento divertido.
Não há limite de tempo para os jogos, mas pode ser completado em pouco mais de 4 minutos.